Casa Inteligente

Antes de mais nada, eu gostaria de iniciar já definindo dois conceitos importantes que algumas vezes podem se confundir:

Casa Conectada: É quando vc executa acoes a partir de comandos de voz, usando os assistentes de voz, que podem ser Alexa, Google Assistente ou a Siri.
Casa Inteligente: É quando acoes são executadas de forma automatizada, sem a necessidade de assistente de voz, mas apenas inserindo condições pré-determinadas para que aquela ação aconteça.

Embora eu sei que esses dois conceitos se confundam e a maioria das vezes trabalhem juntos, eu acho importante sabermos a diferença de cada um.

Sim Leandro, mas o que é Casa Inteligente?

Imagina às 04:00 da manhã, seu quarto está com uma temperatura ambiente de 24°C e automaticamente seu ar-condicionado é desligado(já ganha na economia de energia). Ao acordar, ir ao banheiro e ao abrir a porta, as luzes se ascenderem automaticamente, se tiver uma Alexa dentro do banheiro, pode até configurar uma playlist de musicas para ouvir enquanto toma banho(já começa bem o dia) ou até mesmo, configurar para ouvir as principais noticias do dia(pode ser seu portal preferido, ou vários portais na sequencia… eu mesmo uso: UOL noticias, G1, Canaltech News e The News).
Ao abrir a porta do quarto, no momento da abertura, automaticamente lá na sua cozinha, a cafeteira ligar e já preparar o seu café(pode também deixar engatilhado para fazer o pau na sanduicheira).
Enfim: É uma infinidade de automações que você pode configurar ao seu gosto, e confesso que a maioria das vezes depende da sua criatividade mesmo.
Resumidamente, para se ter uma Casa Inteligente, é premissa ter automações, que são realizadas a partir de diversos dispositivos(pode ser tomadas inteligentes, interruptores inteligentes, lâmpadas inteligentes, sensores de presença, etc…) de diversas marcas e/ou modelos. Esses equipamentos podem possuir seus próprios apps e/ou podem pertencer a uma determinada plataforma, mas sua grande maioria, são compatíveis com os Assistentes de Voz (Alexa, Google, Siri) que reunem equipamentos de marcas diferentes dentro de um mesmo ecossistema para interagirem e automatizarem.

Plataformas de Automação de Casa Inteligente

Para que você possa realizar automações, é necessário que os seus dispositivos conversem entre si. Mas como fazer isso com dispositivos de diferentes marcas e modelos? Vou dar um exemplo: Você comprou uma câmera de vigilância da marca Positivo que tem sensor de movimento embutido e uma sirene de alarme da Intelbras da linha Izy, e você quer criar uma automação para que quando a câmera identificar movimento, acione a sirene. Como isso seria possível se estamos falando de marcas diferentes?

Para isso surgiu as plataformas de IoT(Internet of Things – Internet das Coisas), que são capazes de criar um ecossistema de comunicação entre os dispositivos. A Tuya(de longe é a mais conhecida) é uma gigantesca empresa chinesa de tecnologia que tem por grande foco as Casas Inteligentes, onde os fabricantes de dispositivos smart podem solicitar para se agregarem a essa plataforma e assim poderem interagir com todos os dispositivos que suportem a Tuya, facilitando as automações. Hoje a quantidade de dispositivos de diferentes marcas que são suportados na plataforma Tuya é muito grande, e muitas vezes, nem sabemos que suporta, pois alguns fabricantes nao divulgam, pois querem que usemos os seus aplicativos.
Abaixo vou deixar algumas marcas brasileiras que estão operando na Tuya:

  • Positivo
  • Geonave
  • i2Go
  • Nova Digital
  • AGL

Desde que você saiba que seu dispositivo inteligente é compatível com a plataforma da Tuya, você precisa escolher o app que você irá usar, que pode ser Tuya Smart ou Smartlife, que resumidamente são a mesma coisa(muda só a cor). A partir desse app, você pode usar e abusar das automações. 

Abaixo vou deixar algumas marcas chinesas que possuem uma infinidade de dispositivos compatíveis com a Tuya:

  • Zemismart
  • Moes
  • AVATTO
  • LONSONHO

Existem outras plataformas?

Sim, são diversas plataformas de diversos fabricantes. Umas como muitos dispositivos, tendo em vista o tempo que ja estão operando no mercado. Outras que iniciaram agora, estão engatinhando. Inclusive já temos uma plataforma brasileira recentemente criada com a Positivo. 

Alguns exemplos de outras plataformas:

  • SmartThings (Samsung)
  • eWelink (Sonoff)
  • Homekit (Apple)
  • Comunidade Casa Inteligente (Positivo)

Leandro, mas o que tu usa então?

Antes de falar o que eu uso, quero primeiramente aconselhar vocês para se inteirarem do assunto, estudar, e avaliar os pontos positivos/negativos(todos tem) de cada plataforma, para só assim, escolherem o que vai melhor atender a vocês. Porque estou dizendo isso? Porque geralmente uma plataforma não conversa com a outra, como por exemplo: dispositivos da plataforma eWelink, não conversa com dispositivos da plataforma Tuya. Em contrapartida, alguns dispositivos da plataforma SmartThings conversam com dispositivos da plataforma Tuya. Dito isto, vou contar um pouco como comecei e para onde estou indo atualmente.

Meu primeiro dispositivo smart foi um interruptor de 2 canais da marca Sonoff, pois nessa época eu morava com a minha mãe e eu precisava apenas automatizar a lâmpada do meu quarto e do banheiro. Em seguida, eu comprei um controlador infravermelho da Broadlink, que passei assim a controlar de forma inteligente tanto meu ar-condicionado como a minha TV. E a partir dai, também comprei um sensor de abertura de porta Tuya. Ou seja, comecei muito errado, pois esses 3 dispositivos eu não consegui automatizar, eles eram de plataformas diferentes.
Então passei um tempo convivendo com esse erro, e passei a estudar e decidi escolher uma única plataforma, que eu iria usar na minha casa, pois estava noivo e em breve me mudaria para minha casa em definitivo. A plataforma que escolhi foi a Tuya, pois a quantidade de equipamentos é muito grande mesmo.

E hoje atualmente posso contabilizar todos os dispositivos smart instalados em minha casa:

  • 03 interruptores de 03 canais inteligente
  • 01 interruptor de 02 canais inteligente
  • 01 interruptor de 02 canais com 1 tomada inteligente
  • 04 interruptores de 01 canal inteligente
  • 01 tomada inteligente
  • 04 sensores de porta inteligente
  • 05 sensores de presença inteligente
  • 09 cameras de segurança inteligente
  • 01 campainha inteligente
  • 01 motor de portão inteligente
  • 02 lampadas inteligente
  • 01 fita de LED de 10m inteligente
  • 01 motor de cortina inteligente
  • 01 sirene inteligente com sensor de temperatura e humidade
  • 01 sensor de temperatura e humidade
  • 01 controlador infravermelho inteligente
  • 01 disjuntor inteligente
  • 03 hubs zigbee

Eita, mais alguma coisa pra nos contar?

Sim, tem mais coisas no detalhe que eu pretendo contar, pois na verdade tudo isso foi apenas uma introdução sobre esse assunto, pois é muito mais coisas que isso. Aqui foi apenas informações básicas. Sei que ainda falta o assunto sobre qual tecnologia usar nos dispositivos: WIFI ou ZIGBEE. Mas isso foi de propósito, pois quero abordar esse assunto através de posts que irei ainda escrever aqui.

Entretanto, por volta de setembro desse ano(2022), eu decidi outra mudança.
Irei utilizar 02 plataformas simultâneas, que em alguns dispositivos são capazes de conversar juntas ao mesmo tempo, tudo isso graças à Zemismart, que foi capaz de lançar um hub zigbee da plataforma Tuya que possui integração com a plataforma Homekit da Apple. Sim meus amigos, desde que comecei a usar Homekit me apaixonei, pois no requisito velocidade, segurança e principalmente, ser nativo em dispositivos Apple(possuo vários em casa), acabou sendo um caminho sem volta.

Mas isso contarei com mais detalhes nos posts que irei escrever nesse blog, fiquem todos atentos!.