Mês passado eu recebi um voucher gratuito de uma campanha da Amazon Web Services (AWS) para a certificação AWS Certified Cloud Practitioner, que era válida apenas até o dia 30 de Junho.
Como atualmente eu estou me preparando para a AZ-104 da Microsoft, eu resolvi dar uma paradinha e estudar um pouco para a AWS Certified Cloud Practitioner (CLF-C01), já que o prazo era curto para realizar a prova.
Abaixo uma breve descrição do exame no site da Amazon:
O AWS Certified Cloud Practitioner valida a compreensão básica e de alto nível dos serviços, da terminologia e da Nuvem AWS. Esse é um bom ponto de partida na jornada de certificação da AWS para indivíduos sem experiência anterior em TI ou nuvem que estão migrando para uma carreira na nuvem ou para funcionários da linha de negócios que buscam conhecimento básico sobre a nuvem.
Pois bem, essa prova é de nível básico mesmo, muito semelhante à prova AZ-900 da Microsoft, abordando conceitos básicos de computação em nuvem. Vou deixar abaixo o conhecimento cobrado neste exame:
Dominio | % do exame |
Dominio 1: Conceitos de Nuvem | 26% |
Dominio 2: Segurança e Conformidade | 25% |
Dominio 3: Tecnologia | 33% |
Dominio 4: Faturamento e preços | 16% |
Claro que como todo exame, é necessário se preparar. Tendo em vista meu tempo extremamente curto para estudos nesse exame, o único recurso que utilizei foi apenas um video de treinamento da própria AWS que é preparatório para este exame. Certamente embora, muitos conceitos de computação em nuvem eu já tenho em mente, que conquistei através de outras certificações que já fui aprovado.
A grande vantagem desse tipo de exame de conceitos são as questões simples e diretas, 65 questões apenas de marcar, onde em alguns casos são apenas 1 resposta correta e em outros casos você precisa marcar 02 questões, mas sempre muito simples. Ou seja, não há questões HOTSPOT, DRAG DROP e Casos de Uso.
No tópico da Tecnologia que cobre a maior parte da prova, basta você conhecer as ferramentas da AWS, e quando eu falo em conhecer, estou me referindo apenas a saber para o que elas servem, pois as questões não exigirão de você detalhes e uso técnico dessas ferramentas, mas o que ela faz.
Um dos pontos que caíram muito no meu exame foi a respeito da Responsabilidade Compartilhada. É muito importante ter estes conceitos muito bem definidos ao realizar este exame, esta tabela abaixo conceitua muito bem:
Eu sempre faço meus exames em Inglês e recomendo, facilita muito no que diz respeito ao nome das ferramentas, claro que sempre fica a critério da sua familiaridade com o idioma. Uma das coisas que me chamou atenção, é de que o resultado de aprovado não vem com a pontuação, e somente após 2 dias recebi por e-mail o famoso Congratulations. Nao se assuste se acontecer o mesmo com você, pois no site informa que a AWS notifica em até 05 dias.
Minha maior recomendação seria você acessar o site oficial de preparação da própria AWS, nele você irá encontrar os melhores meios de se preparar, muito confiável a respeito dos tópicos do exame(eu diria que basta essa fonte de estudo), incluindo um ótimo simulado, te deixando mais familiarizado para a prova:
Em paralelo, deixo também esse canal no Youtube, que possui diversos videos simples, rápidos e práticos sobre diversas ferramentas que são cobradas neste exame:
Como curiosidade, este é o CERTIFICADO que voce pode emitir no site da AWS: