Durante os dias 18 e 19 de Outubro, tive o prazer inestimável de participar do evento VMware Explore São Paulo 2023 que, acreditem, foi um evento muito transformador, de muito aprendizado, muito networking e muito divertido, sim, estou repetindo o muito diversas vezes para deixar bem claro! O VMware Explore foi um evento muito transformador…
Neste artigo vou contar um pouquinho sobre o que rolou por lá!
A Reinvenção do VMworld: Bem-vindo ao VMware Explore!
A VMware não apenas reimaginou, mas também reinventou sua tradicional conferência VMworld, transformando-a no VMware Explore. Neste evento, juntamente com experts de todo o mundo, fomos colocados diretamente no epicentro do universo multi-cloud. Eu fiquei muito feliz quando na abertura do evento no palco principal, Jose Duarte, o Gerente Geral da VMware no Brasil, disse que essa segunda edição, marcava de vez o Brasil como um dos palcos principais aos olhos da VMware.
Isso de fato, é motivo de muito orgulho para nosso País.
Um Mergulho Profundo no Universo Multi-Cloud
No VMware Explore, tivemos mais de 50 sessões paralelas! Sim, você leu certo! Estas sessões cobriram uma gama de tópicos – desde Segurança até DevSecOps, passando por Desenvolvimento de Apps nativos em nuvem. Foi uma overdose de conhecimento de alto nível, com especialistas compartilhando insights e visões sobre:
- Infraestrutura em nuvem e de borda
- Aplicativos modernos e gerenciamento de nuvem
- Rede e segurança
- Força de trabalho com modelo de trabalho híbrido
- Visão e inovação
Stands, Parceiros e Amigos – Networking no seu melhor!
Ao passear pelos corredores do VMware Explore, encontrei stands de diversos parceiros da VMware. Cada um com algo único e inovador para mostrar. Foi uma excelente oportunidade para fazer contatos e trocar ideias sobre as novidades do setor.
Encontrei amigos, alguns que apenas nos conhecíamos através da comunidade VMware IT Academy, fiz muitos novos amigos. Acho que isso que mais conta nesses eventos, com o networking o mundo se abre ainda mais.
Inclusive, tive o prazer de conhecer pessoalmente meu amigo Álvaro Viquez, LATAM Regional Program Manager da VMware IT Academy. Durante quase 3 meses temos conversado muito sobre o IT Academy, eu contribuí com ele em algumas traduções de quizes dos cursos de ICM 8, vSAN e NSX para o portal da VMware IT Academy, bem como planejamentos para o futuro. O Álvaro não é brasileiro, mas sim costa-riquense, sua lingua nativa é Espanhol, entretanto fala Ingles e Português com maestria. Ele tem contribuído demais no Brasil ajudando a muitos profissionais nas certificações da VMware, seu principal foco, através do programa IT Academy. Ele faz a ponte dos profissionais certificados com os parceiros da VMware, encaminhando os mesmos ao mercado de trabalho. Com a ajuda dele, cresceu a quantidade de profissionais certificados VCTA-DCV e VCP-DCV no Brasil.
Ele foi um dos speakers nas sessões paralelas, e convidou outros amigos que tem contribuído com ele e que eu tive a honra de conhecer também: Sergio Katsuda, Wilson Moreno, Mariana Motta e John Costa para falar da importância e dos impactos da comunidade IT Academy, com os parceiros VMware e Universidades.
Também não posso deixar de mencionar que tive a honra de conhecer pessoalmente José Duarte, o VMware Brazil General Manager, uma figura inspiradora e carismático. Alguns meses atrás quando comecei com este blog, e ao divulgar no Linkedin meus artigos, eu havia percebido que ele curtia minhas postagens. E ao ir de encontro a ele, ele me reconheceu, conversamos sobre o evento e inclusive trocamos o WhatsApp, confesso que eu não imaginava isso.
A Experiência dos HandsOn Labs
No mezanino do VMware Explore, os HandsOn Labs tomaram a cena. Estes laboratórios práticos proporcionaram uma chance única de interagir com os produtos e soluções mais recentes da VMware em ambientes virtuais dinâmicos. Foi uma forma rápida e fácil de testar as soluções, acessando casos de uso e aprendendo sobre os recursos mais recentes.
Laboratórios guiados por especialistas
Eram workshops do Hands-on Labs guiados por especialistas, possuíam lugares limitados e estavam recheados de informações sobre os produtos em um ambiente prático. Esses laboratórios era necessário reservar lugares.
A grande vantagem do meu ponto de vista nessa categoria de laboratório era a possibilidade de tirar suas duvidas em tempo real com os especialistas. Conversar sobre casos de uso a respeito de recursos novos com especialistas no assunto.
Self-paced Labs
Havia também uma sala dedicada para os laboratórios self-paced, laboratórios sem necessidade de agendamento prévio, onde você dita o seu ritmo. Contava com o apoio de especialistas para dúvidas. O bacana era que bastava fazer um mini cadastro na entrada da sala, e partir pros labs sem pressa.
Alguns desses labs eram bem demorados mesmo, pois os conteúdos eram extensos, com muita qualidade.
Odyssey Tournament
No primeiro dia pela manhã, me encontrei com um amigo antigo Thiago Bessa que me falou sobre os HandOn Labs e sobre um torneio que haveria durante os dois dias de evento, sendo ele a pessoa responsável por todos os HandOn no evento. Me disse que quem ficasse do 1 ao 2 lugar no ranking ganharia um treinamento oficial da VMware juntamente com um voucher da certificação. Quem ficasse do 3 ao 8 lugar no ranking, ganharia uma jaqueta da VMware.
Esse desafio era o Odyssey Tournament.
Para quem gosta de desafio como eu, fui lá para entender melhor, quem sabe ate participar. Ao chegar no mezanino, vi que os torneio era realizado na mesma sala que os HandOn Labs, apenas alguns notebooks específicos eram dedicados ao Odyssey Tournament.
Para ficar mais claro, vou explicar:
Odyssey Tournament é um campeonato de 4 desafios em forma de Labs HandsOn, onde cada lab é posto 4 tarefas que você precisa vencer com tempo cronometrado. A pontuação leva em conta os acertos e o tempo gasto para solução proposta!
Os labs são:
- VMware vSAN
- VMware vSphere Networking
- VMware Aria Automation
- VMware vSphere Tanzu
Em cada desafio desses, é iniciado uma sessão remota em um ambiente onde tem instalado o Ambiente vSphere 8 e os produtos referentes aquele lab implantados, na qual é dado um cenário fictício e 04 tarefas em cada lab. Para as tarefas serem apresentadas ao participante, é obrigatório iniciar um app instalado nesse ambiente que vai contar o tempo gasto em cada tarefa, verificar se a tarefa solicitada foi atendida com assertividade e gravar a pontuação, sendo que voce somente recebe a tarefa seguinte, após concluir a tarefa anterior e com o app da pontuação iniciado.
Ou seja, o desafio não era apenas saber resolver a tarefa, mas resolvê-la o mais rápido possível.
No primeiro dia, optei por realizar os labs que eu julgava mais afinidade: VMware vSAN e VMware vSphere Networking. Durante a manha do primeiro dia, me mantive em primeiro lugar. Mas na tarde, desci para 5 posição. Ainda restava realizar 2 labs, decidi então fazer ainda no mesmo dia o lab VMware Aria Automation na tentativa de subir para primeiro lugar, porém fiquei apenas em 3.
No segundo dia, me restava o lab do assunto mais complicado para mim, era VMware vSphere Tanzu, afinal era um assunto muito novo para muitos, foi lançado no VMware Explore 2022. Durante o período da manhã, vi no painel principal que eu já havia caído para 5 posição novamente, porem os participantes que haviam passado de mim, haviam feito todos os labs. Já era hora de partir pra cima, então após o horário do almoço, fui lá e fiz o ultimo lab. De fato foi o mais desafiador o lab VMware vSphere Tanzu, a penúltima e última task se referia a fazer um deploy de um conteiner via kubernets, utilizando os recursos no vSphere Tanzu. Além do mais, foi um lab bem demorado para mim.
E assim conquistei a primeira posição no Odyssey Tournament, sendo presenteado por uma jaqueta incrível, nunca vi nada nem parecido e um treinamento oficial VMware da minha escolha ofertado pela Adystec, com o voucher da prova.
Posso dizer que foi muito desafiador, mas também muito divertido para mim, bem como teste de habilidades.
Eu nao esperava por nada disso, voltei imensamente feliz para casa.
Estava bom, mas acabou!
No VMware Explore, entre todas as sessões de aprendizado e networking, houve momentos de muita diversão com os amigos antigos e novos. Ganhar diversos brindes, tirar fotos com amigos e colegas, e até mesmo ver uma apresentação de um amigo que se tornou tao próximo como o Alvaro Viquez. E como se tudo isso não fosse suficiente, ainda tive a oportunidade de conhecer o próprio diretor geral do Brasil da VMware, José Duarte!
Quando o evento chegou ao fim, o sentimento foi de gratidão. Foram dois dias de pura imersão tecnológica, conexões significativas e, claro, uma pitada de competição amigável. Enquanto nos despedíamos do VMware Explore São Paulo 2023, uma coisa ficou clara: já estamos ansiosos pelo próximo!
Se você não foi ao VMware Explore, não perca a próxima edição.
E se você foi, sabe exatamente do que estou falando!
Comenta aí o que voce achou!
Mais algumas fotos!
Ótimo conteúdo, grande abraço Leandro.
Muito obrigado meu caro!