Na “firma” em que trabalho, estamos implementando uma série de upgrade de produtos da VMware. Em alguns deles eu detalhei os procedimentos de upgrade, bem como executei o processo também. E para escrever o procedimento, instalei o produto em meu home lab na mesma versão que o produto se encontrava e utilizei a documentação da VMware para realizar o upgrade.
Neste artigo vou abordar esse processo, no intuito de ajudar aqueles que estejam passando pelo mesmo processo de upgrade, mesmo ainda que a sua versão não seja a mesma, o processo é exatamente igual. Como puderam ver no título deste artigo, o upgrade que irei abordar neste artigo é o VMware vRealize Operations (vROps).
vRealize Operations – Matriz de Compatibilidade
Antes de executar uma atualização de qualquer produto VMware, é de suma importância verificar a compatibilidade. Para isso a VMware possui a Matriz de Compatibilidade de Produto, que nos orienta qual o caminho de upgrade podemos seguir.
Em nosso exemplo, a versão que iremos atualizar do vRealize Operations é a 8.6.4 e queremos atualizar para a última versão disponível, que na data que escrevo este artigo é Aria Operations 8.14.1 (percebam o nome que mudou).
Ao consultar a Matriz de Compatibilidade, podemos perceber que não podemos atualizar o vRealize Operations que está na versão 8.6.4 diretamente para a versão 8.14.1 pois segundo o fabricante, são incompatíveis.

Dessa forma, de acordo com a matriz, precisamos seguir o caminho abaixo:

vRealize Operations – Pre-Upgrade Assessment Tool
Esse passo não é obrigatório, porém é extremamente recomendado executar para identificar métricas e conteúdos que possam ser impactados com a atualização.
01. Logar no Custumer Connect, navegar até o produto VMware Aria Operations, selecionar a versão que voce irá atualizar, no nosso caso é o Primeiro Salto (8.10) e fazer o download do “vRealize Operations – Upgrade Assessment Tool”, o nome exato do arquivo é “APUAT-8.10.0.20579730.pak”:

02. Faça login na interface de administrador do nó Master do vRealize Operations do seu cluster “https://fqdn-nó-master/admin” e clique em “Software Update” no painel esquerdo:

03. Clique em “INSTALL A SOFTWARE UPDATE…” no painel principal:

04. Seguiremos os passos do assistente para selecionar e instalar o arquivo PAK. (Deixe marcado a opção “Install the PAK file even if it is already installed”) e clique em “UPLOAD“:

05. Após o upload, clique em “NEXT”:

06. Aceite os termos, clique em “NEXT”:

07. Clique em “NEXT”:

08. Finalmente, clique em “INSTALL”:

09. Aguarde o processo de instalação concluir:

10. Após a conclusão, você vai clicar em “Support” e depois na aba “Support Bundles”:
Observe que foi realizado um “Support Bundle” para cada nó do cluster, basta selecionar cada um e realize o download:

11. Após o download, descompacte e abra o arquivo “index.html” que fica no diretório: “…/apuat-data/report”:

12. Na primeira aba “Removed/Discontinued Metrics” mostrará todo o conteúdo potencialmente impactado, se houver claro:

13. Na segunda aba “System Validation Checks”, encontramos o relatório de verificações de validação do sistema para o upgrade e recomendações, se houver. Caso tenha, siga as recomendações que forem sugeridas e execute o “Upgrade Assessment Tool” novamente.

vRealize Operations – Procedimento de Atualização
Após toda a validação e checagem dos itens que serão impactados, podemos iniciar de fato com o processo de upgrade do vRealize Operations (vROps).
Antes de iniciar qualquer mudança, é meu costume elencar o material necessário para a execução da tarefa. Para esta em específico, eu elenquei o seguinte:
- Download dos paks de upgrade (duas versões em nosso caso);
vRealize_Operations_Manager_With_CP-8.x-to-8.10.0.20570120.pak
vRealize_Operations_Manager_With_CP-8.10.x-to-8.14.1.22798982.pak - Certificar de possuir as senhas dos usuários “root” e “admin”. Você pode conferir a de root, logando no appliance via console web no vSphere Client, caso nunca tenha logado, a senha inicial está em branco, bastando pressionar enter no prompt e definir uma senha.
- Certificar-se dos nomes dos nós no vCenter, pois nem sempre o nome do nó no cluster do vRealize Operations terá o mesmo nome da Máquina Virtual no inventário do vCenter (também anotar a role de cada nó).
Agora de posse de todo esse material, podemos dar início ao processo de upgrade do vRealize Operations (vROps).
01. Faça login na interface de administrador do nó Master do vRealize Operations do seu cluster “https://fqdn-nó-master/admin” e clique em “TAKE CLUSTER OFFLINE”:

02. Na tela que se abre, escreva um motivo e marque o checkbox se deseja que esse motivo aparece na tela de login do vRealize Operations. Aguarde o cluster ficar Offline:

03. Você perceberá que o cluster ficou Offline pelo status do cluster e dos nós:

04. Após isso, vamos logar no vSphere Client e desligar os nós na sequência:
1ª – Remote Collectors
2ª – Data Nodes
3ª – Replica Node
4ª – Master Node
Em nosso caso, só tenho as roles de “Master” e “Data”, então seguindo a regra, começamos pelo nó “Data” e somente quando concluir seu shutdown, desligamos o nó “Master”:

05. Agora com os nós desligados, iremos tirar um snaphot de cada um, essa será nossa solução de rollback caso ocorra algum problema durante o processo.

06. Após se certificar que o snapshot foi realizado com sucesso, iremos realizar o start de nossas máquinas virtuais ao inverso do que foi realizado o shutdown, ou seja:
1ª – Master Node
2ª – Replica Node
3ª – Data Nodes
4ª – Remote Collectors
Em nosso caso, só tenho as roles de “Master” e “Data”, então seguindo a regra, começamos pelo nó “Master” e somente quando concluir seu start, ligamos o nó “Data”:

07. Após os serviços subirem, façamos login na interface de administrador do nó Master do vRealize Operations do seu cluster “https://fqdn-nó-master/admin” e confirmamos que o cluster ainda se encontra offline e que os dois nós estejam com State “Not Running”.
OBS: Caso o nó esteja com State “Inaccessible” significa que os serviços desse nó não inicializou ainda ou está com erro, você não deve prosseguir com o upgrade até resolver esse problema.

08. Caso os dois nós estejam com State “Not Running”, prosseguimos clicando em “Software Update” e em seguida “INSTALL A SOFTWARE UPDATE…”:

09. Seguiremos os passos do assistente para selecionar e instalar o arquivo PAK de upgrade (vRealize_Operations_Manager_With_CP-8.x-to-8.10.0.20570120.pak), em seguida clicamos em “UPLOAD“ e quando concluir, clicaremos em “NEXT“:

10. Aceite os termos, clique em “NEXT”:

11. Clique em “NEXT”:

12. Finalmente, clique em “INSTALL”:

13. Você será direcionado para uma tela de manutenção, em seguida o portal admin retornará para você, isto acontecerá algumas vezes, é normal. Basta logar novamente e acompanhar o processo de upgrade.

14. O processo é um pouco demorado, quando concluir a última etapa, os nós serão reiniciados. Em seguida, basta logar novamente no portal admin e verificar que o cluster voltou “Online” e que os nós estão na versão 8.10:

15. Você também pode validar a nova versão logando no painel padrão do vRealize Operations e clicando no ícone do usuário e em seguida “About”:

Dessa forma encerramos o processo de upgrade do primeiro salto. Para evitar deixar esse artigo muito grande, até porque o processo de atualização para o último salto é exatamente o mesmo. A unica diferença é que você usará o arquivo PAK da versao 8.14.1 (vRealize_Operations_Manager_With_CP-8.10.x-to-8.14.1.22798982.pak).
Conclusão
O processo de upgrade do VMware vRealize Operations, é uma tarefa significativa que requer um planejamento cuidadoso, atenção aos detalhes e uma certa compreensão clara das especificações e requisitos do sistema. Procurei detalhar o máximo, desde a verificação da compatibilidade até a execução prática do upgrade.
Espero que este artigo sirva como uma referência útil para aqueles que também possuem versões desatualizadas do vRealize Operations (vROps), tendo em vista que o processo é sempre o mesmo.
Todos nós sabemos que devemos nos manter atualizados com as versões mais recentes de software, não apenas para aproveitar novas funcionalidades e melhorias de desempenho, mas também para garantir a segurança e a compatibilidade dentro do ecossistema da VMware.